sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Discutindo sobre...


Olá galera!!!

Discussões são sempre bem-vindas quando ocorrem para fixar conceitos! E foi isso que aconteceu na aula de semana passada.
Após analisarmos um documento cedido pelo professor, discutimos, de modo geral, os conceitos vinculados a essa análise, o que para o nosso grupo, CulturArq, foi muito produtivo!


Bem, vamos a mais uma discussão...

Para conhecimento, segue documento que analisamos:
- Cartão Postal de divulgação de projeto do Archivo Patrimonial de la Universidad de Santiago de Chile.

  




Depois de uns minutos analisando o devido documento, fizemos as análises diplomáticas e tipológicas, tentando abranger o máximo possível as características internas e externas do documento.
Após isso, a turma discutiu e relatou o modo como cada grupo fez sua análise.
De início, verificamos a importância de se identificar a espécie do documento, já que é ela que o define, dirá quem ele é. Por isso mesmo, percebemos que é importante se inciar uma análise por meio da espécie.
Logo após essa etapa, é recomendado que se identifique o formato, já que esse elemento diz respeito a configuração física do documento e muitas vezes é confundido com a própria espécie.
Exemplo:
Documento: Cartão Postal de divulgação de projeto do Archivo Patrimonial de la Universidad de Santiago de Chile
Espécie: Cartão Postal
Formato: Cartão (configuração física)

O gênero também é importante para analisar um documento. De acordo com o Dicionário de Terminologia Arquivística (2005), gênero é: "Reunião de espécies documentais que se assemelham por seus caracteres essenciais, particularmente o suporte e o formato, e que exigem processamento técnico específico e, por vezes, mediação técnica para acesso". Para esclarecer melhor, segue o exemplo de acordo com o documento a cima:
Gênero: textual imagético. 
Ou seja, o documento além de imagem, trás textos, que irão caraterizar o gênero documental.

Deve-se também levar em consideração o contexto no qual o documento foi criado. Por exemplo, o cartão portal a acima foi criado com a intenção de divulgar um projeto feito pelo Archivo Patrimonial de la Universidad de Santiago de Chile, porém, pode-se interpretar o documento como um cartão postal comum, na sua função inicial de cartão postal: ser enviado para alguém como lembrança de um lugar visitado.
Entretanto, vê-se que, especificamente, este cartão serve não somente para ser enviado à alguém, mas também para divulgar sobre um evento.
Assim e cada vez mais, compreendemos a necessidade de analisar documentos de forma diplomática e tipológica. Através dessas análises, pode-se conhecer o documento a fundo, em todas as suas funções, necessidades, intenções.
Para nós, futuros arquivistas, saber analisar de modo correto um documento é essencial e preciso. É por meio dessa atividade, que saberemos gerenciar um arquivo, em toda a sua complexidade.

Por hoje é só galera...
Para nossos colegas de sala: até hoje a noite!!
Para os demais leitores: até breve! Provavelmente, com mais novidades sobre a tão esperada oficina.


Fiquem atentos!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário