quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Uma prévia do grande dia...



Boa tarde amigos leitores!!

Estamos quase na reta final da disciplina DTD, quase! Muita coisa aconteceu desde o início da aula para cá e muita coisa ainda acontecerá.
Na aula dessa semana acontecerá a prévia das oficinas! Vamos fazer um ensaio de como será o grande dia e, através disso, analisarmos os pontos fortes e fracos da nossa oficina.

Como todos podem acompanhar pelas nossas postagens, o tema escolhido pelo Grupo CultuArq é a cultura no período na Ditadura Militar.
E a importância da oficina, no nosso ponto de vista, é, através desse tema e dos documentos relacionados a ele, introduzir os "leigos" no mundo na Diplomática e Tipologia Documental.
Pensando nisso e levando em conta que a oficina está relacionada também com a matéria de Arquivo Permanente I, ministrada pela professora Darcilene Sena Rezende, desenvolvemos o Instituto CulturArq de Arquivos da Ditadura Militar, que figurará uma instituição de arquivo permanente. O fundo estudado por esse Instituto será sobre os Arquivos Culturais da Ditadura Militar, divididos por sessões relacionadas as músicas de protestos, capas de discos e novelas e músicas censuradas ou não pela Ditadura Militar.
Tentaremos ser bem dinâmicos, para que, de modo geral, todos possam entender um pouco mais sobre Diplomática e Tipologia e a importância de se analisar os documentos, além de compreender o funcionamento de uma instituição de arquivo permanente.
Basicamente, usaremos os seguintes documentos para a oficina: capas de discos, letras de músicas, imagens e informações de novelas. Em algumas músicas, mostraremos seu antes e depois: como a letra realmente era e como a censura a modificou.
Mostraremos aspectos de curiosidades e aspectos técnicos dos documentos, para que a nossa oficina agrade diversos públicos.


E para finalizar, segue um trecho da música de Geraldo Vandré, "Pra não dizer que não falei das flores":

"Caminhando e cantando e seguindo a canção
Somos todos iguais braços dados ou não"

E seguindo a canção, vamos seguindo com a disciplina na expectativa da oficina!
Mais a frente, teremos algumas outras informações.. Aguardem!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário