quarta-feira, 11 de novembro de 2015

A Oficina Virtual...

Olá pessoas!!!

Enfim, a Oficina de Diplomática e Tipologia Documental, vinculada também a matéria de Arquivo Permanente I, aconteceu!!!! E para alegria geral da turma do 5º semestre, a Oficina foi um sucesso! Muito conhecimento adquirido e muitas experiencias vividas! 

Apesar de toda a correria dos preparativos, tudo saiu melhor do que esperávamos! Foi um tal de "procura lugar com tomada", 'não esquece as mesas, nem a estante", "vamos chegar cedo, porque o tempo é curto", "cola ali, cola aqui", "ai gente, já são 18:45h", "tá na hora"...
Mas quando começou, fluiu de um modo bem dinâmico e interessante!


Mas e você, perdeu esse grande dia?? Não se preocupe... Vamos apresentar a Oficina aqui! Isso mesmo: aqui no blog!
Bem, o intuito de apresentar a Oficina Virtual é que você tenha a mesma experiência de quem assistiu ao vivo, na sexta passada. Por isso, você verá muitas fotos e muitas explicações!!


E para te deixar mais a vontade nessa apresentação virtual, ai está o nosso primeiro participante: Luiz Guilherme, do curso de Comunicação Social! Obrigado Luiz!!!

Arquivo CulturArq

Enfim, vamos à apresentação..

A Oficina

O roteiro:

Primeiramente, olá! Muito bom te ter aqui! 
Nós formamos o Instituto CulturArq de Arquivos da Ditadura Militar, um arquivo permanente, e temos a custódia dos documentos referentes ao fundo de Departamento de Censura a Diversões Públicas.


Arquivo CulturArq


Mas o que fazia de tão importante esse departamento? Vamos esclarecer...
História DCDP: O Departamento de Censura a Diversão Popular foi formalizado no ano de 1972, porém, desde antes já praticava a censura contra rádio, cinema e televisão, de modo preservar moral o os bons costumes da sociedade da época. Com a implantação do Golpe Militar de 1964, o Departamento ficou mais voltado para o controle político, com a atenção direcionada a censurar ou proibir filmes políticos, músicas e peças teatrais. Nesse meio tempo, foi considerado um órgão de controle social, sendo incorporado na rede de segurança e informação do Estado.

Como somos uma arquivo permanente, nós temos o dever de dar acesso à sociedade aos documentos que temos custódia. E temos a custódia de diversos documentos* que foram censurados pelo DCDP. 
*Os documentos apresentados na Oficina são tratados, hipoteticamente, como originais. Como pode-se observar mais a abaixo, os documentos se tratam de músicas, capas de discos, fotos de livros e novelas que achamos na internet, nos arquivos que realmente possuem a guarda de tais documentos, porém, para nós são arquivos originais. Tratamos assim para podermos contextualizá-los na nossa apresentação*.

Para esclarecer mais sobre a história do Instituto CultuArq, sobre o fundo que temos custódia, sobre os termos arquivístico utilizados na apresentação, segue link do Portfólio.

Para contextualizá-lo, no dia da apresentação, os documentos estavam dispostos numa parede e em uma estande. Hoje, eles estão em fotos!! 
Tínhamos também um banner com breves explicações sobre o que é Diplomática e Tipologia Documental..
E se você não sabe: Diplomática é a área que estuda a estrutura formal e a autenticidade dos documentos, enquanto Tipologia Documental é o conjunto de elementos que caracterizam um documento de acordo com as funções a que se destina.



Arquivo CulturArq

Arquivo CulturArq

Banner


Agora que você conhece nossa história e sabe mais sobre o arquivo permanente, vamos apresentar sobre as séries que temos custódia. 
Aqui, nosso intuito é que você compreenda um pouco sobre como agem a Diplomática e Tipologia Documental nos documentos censurados no período militar.
Para deixar mais claro, foram feitas análisestipológicas em diversos documentos que fazem parte do fundo do DCDP e essas análises estão logo abaixo de cada série.

Músicas Censuradas:
Arquivo CulturArq


Nessa primeira foto, temos documento da música Partido Alto, de Chico Buarque. Que teve trechos de alguns versos censurados, como o exemplo abaixo:

Partido Alto, Chico Buarque:
Trecho original:
"Jesus Cristo inda me paga, um dia inda me explica
Como é que pôs no mundo e
sta pouca titica
Vou correr o mundo afora, dar uma canjica
Que é pra ver se alguém se embala ao ronco da cuíca
E aquele abraço pra quem fica"

Trecho censurado e alterado:
"Como é que pôs no mundo esta pobre coisica"


Novelas Censuradas:
Arquivo CulturArq


Na foto a cima estão algumas novelas que foram censuradas pelo Departamento de Censura a Diversões Públicas. Algumas novelas tiveram cenas modificados, outras foram proibidas de serem lançadas, como exemplo, a primeiro versão de Roque Santeiro.
Abaixo está uma análise tipológica da novela Vale Tudo:




Capas de Discos Censurados:
Arquivo CulturArq


Muitas capas de discos foram totalmente modificadas, pois de acordo com o Departamento, não condiziam com a política do período. 
A foto a cima retrata a capa do disco Jóia, de Caetano Veloso. A imagem a esquerda é de como a capa deveria ter sido lançada e a imagem da direita é como a capa do disco foi lançada. Percebe-se que a arte envolvida na foto foi alterada, além de modificar o que o cantor queria repassar com a imagem.


Livros Censurados:
Arquivo CulturArq


A censura também atingiu muitos livros, como o caso do livro Feliz Ano Novo, de Rubem Fonseca. O livro retrata, em contos, a vida do dia a dia de personagens urbanos, retratando a vida como ela era no período, com seus submundos e suas violências. Mais ou menos um ano pós ser lançado é que o livro foi barrado e censurado. O Departamento de Censura alegou que o material ia contra a moral e os bons costumes da época.


E assim, explicando um pouco da história dos documentos e mostrando como funciona a Arquivologia para explicar sobre o "interior" deles, esperamos que você, leigo ou não na arquivística, tenha gostado da nossa apresentação e saia daqui aprendendo um pouco mais sobre o assunto!!

Agora, você irá receber um certificado de autorização emitido pelo Departamento de Censura a Diversões Públicas autorizando a sua visita ao nosso Instituto CulturArq...

Arquivo CulturArq

Só para finalizar, assina aqui embaixo, por favor.. Esta é nossa lista de visitas!


Foto bônus do último participante da Oficina física.. Uma vez que nunca saberemos quem será o último participante da Oficina Virtual!

Arquivo CulturArq

Muito obrigada pela sua participação!!!
E não deixe de acompanhar nosso blog!!!

Até a próxima..

Nenhum comentário:

Postar um comentário